Uma Empresa Vive de Resultado e Não de Vendas

programa financeiro empresarial

 

Os empreendedores em geral dedicam atenção especial ao processo principal da empresa, concentrando-se em prestar um bom serviço a seus clientes e assim conseguindo melhores vendas.

Apesar de fazerem o melhor na atividade principal o mesmo não acontece quando se trata das atividades de apoio administrativo. Por exemplo, em uma empresa de pequeno ou médio porte são pouquíssimas vezes que encontramos um processo de apuração de resultado feito por meio de técnicas apropriada de apuração de lucro. Com isto, vislumbramos algumas vezes empresas lucrativas com dificuldade financeira, e também, empresas aumentando suas vendas porém diminuindo o seu lucro, ou seja, “ganhando menos com vendas maiores”.

 

A Importância do processo de apuração de resultado financeiro nas Pequenas e Médias Empresas

 

Isso parece um contra senso, contudo é mais comum do que podemos imaginar. As vezes concentramos todos os esforços para aumentar vendas como: aumento dos descontos, investimentos em propaganda, ações de marketing, mais vendedores, maiores volumes de compras para conseguir descontos com os fornecedores, elevando assim os gastos a um patamar tão alto que, mesmo com um volume maior de venda, o resultado diminui. A partir desta constatação, o que presenciamos são os seguintes comentários: “Algo de errado está acontecendo!! Não é possível!! Onde está o dinheiro?!” Isso são sinais reais da falta de uma prática de gestão financeira, e principalmente de apuração de resultado.

A solução para esse problema está na implantação de uma gestão financeira de qualidade, no qual passa pela avaliação da estrutura; treinamento da equipe; uso de software específico que facilite o processo de apuração de resultado; implantação de um processo de tomada de decisões com base na análise dos seguintes relatórios:

 

1) Fluxo de Caixa (Prospectivo) – Revela como estará o caixa da empresa numa data futura.

2) Demonstração do Fluxo de Caixa DFC – Em uma visão retrospectiva, revela, o comportamento do caixa da empresa. A boa técnica exige que esse relatório destaque separadamente as atividades: operacional, investimento e financiamento.

3) Demonstração do Resultado DRE – Mostrará se a empresa é lucrativa e qual o comportamento desse lucro ao longo do tempo.

4) Balanço Patrimonial – Revela a situação patrimonial da empresa. Mostra, principalmente, quem são os principais credores do negócio, se o capital próprio ou capital de terceiros.

Analisando esse conjunto de informações, o empresário terá condições reais de tomar decisões para a melhoria efetiva do negócio.

 

Por Ricardo Rocha Faria
Consultor Técnico inFinance

Clique e experimente o inFinance 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>